Depois de anos de expectativa, a Apple finalmente apresentou à imprensa, durante um evento no Yerba Buena Center for the Arts Theater em San Francisco, na Califórnia, seu aguardado "tablet". O evento foi conduzido por Steve Jobs, que após uma rápida mencão a números da Apple foi direto ao assunto: a "mais nova criação" da Apple é um produto que é um meio-termo entre um smartphone e um notebook.
"iPod gigante"
Nas palavras de Jobs, é um produto que "muito melhor que eles" em tarefas como navegação na web, e-mail, compartilhamento de imagens, reprodução de vídeos, de música, jogos e leitura de e-Books. Este produto é o "iPad". O aparelho se parece com um "iPhone gigante", confirmando a autenticidade de imagens que "vazaram" na internet poucas horas antes do evento. Sem teclado, como seu irmão menor, e uma grande tela sensível ao toque, o iPad parece feito sob medida para navegar na Web, sendo capaz de mostrar um site inteiro na tela de uma só vez, sem necessidade de "rolar" a página.
Sentado em um sofá no palco, o CEO da Apple demonstrou o produto simulando a experiência de um usuário comum, navegando na web, lendo e escrevendo e-mails e vendo fotos. A lista de recursos é familiar a qualquer usuário do iPhone: e-mail, fotos, calendário, mapas, YouTube (em HD) e mais. Segundo Jobs, "é fantástico para ver filmes e TV". Um aplicativo muito similar ao iTunes nos Macs (e PCs) permite acesso à iTunes Store, para compra de filmes e músicas, ou a reprodução de conteúdo armazenado no próprio aparelho ou em um computador próximo.
O iPad tem apenas 1,2 cm de espessura e pesa 680 gramas. A tela é multi-touch como no iPhone, com 9.7 polegadas e tecnologia IPS, que permite visualização da imagem sem distorções em praticamente qualquer ângulo, corrigindo um dos principais problemas com telas LCD. A memória interna vai de 16 a 64 GB, e o processador, batizado de "A4", é criação da própria Apple e roda a 1 GHz.
A parte de telecomunicações conta com interface Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 2.1. Contrariando os rumores, não há suporte a redes 3G. Tudo isso com uma autonomia de bateria de 10 horas de uso contínuo, o suficiente para ir "de Nova Iorque a Tóquio assistindo filmes", ou um mês em espera.
Aplicativos de iPhone
Segundo Scott Forstall, executivo da Apple encarregado de software para o iPhone, o iPad roda os mesmos aplicativos do iPhone, sem modificações. Eles podem rodar no centro da tela, em tamanho original, ou em "tela cheia", com a imagem redimensionada por software. Em demonstração no palco, o executivo rodou de clientes para o Facebook a jogos, todos "direto da App Store", sem problemas.
Mas o iPad é mais poderoso que um iPhone, e desenvolvedores poderão tirar proveito das características únicas do produto, como a tela de alta-resolução, com uma versão atualizada do kit de desenvolvimento para o iPhone (iPhone SDK) que está disponível para download "desde já".
Várias empresas subiram ao palco para demonstrar seus aplicativos, que vão de um leitor para o NY Times a um software de desenho (ou "pintura com os dedos") batizado de Brushes e jogos da Electronic Arts como uma versão de "Need for Speed". Na App Store, os aplicativos otimizados para o iPad ganharão um destaque especial.
iBooks
Jobs também demonstrou um aplicativo que transforma o iPad em um livro eletrônico, concorrente direto de alternativas como o Kindle, da Amazon, e o Nook, da Barnes & Noble. Em uma nova loja batizada de iBook Store a Apple irá comercializar títulos de cinco das principais editoras norte-americanas: Penguin Books, Harper Collins, Simon & Schuster, Macmillan e Hatchett book group.
Livros baixados são organizados automaticamente em uma "prateleira", como já acontece em softwares similares para o iPhone e outros smartphones. A navegação é feita com toques: um toque à direita para avançar a página, um toque à esquerda para voltar. "É tudo tão simples", disse Jobs.
Produtividade pra viagem
Phil Schiller, Vice-Presidente Sênior de Marketing de Produtos da Apple, subiu ao placo para apresentar uma versão do iWork, o conjunto de aplicativos de escritório da Apple (com editor de textos, planilha e software para apresentações) feita "sob medida" para o iPad.
Ao contrário de outros aplicativos "office" para smartphones, que são limitados a visualização de documentos, o iWord para o iPad permite trabalhar como na versão para Mac, com a edição e criação de textos e apresentações.
Segundo Schiller a interface do programa foi redesenhada, mas todos os recursos presentes na versão desktop estão presentes, como as animações e efeitos especiais em gráficos e tabelas. É possível conectar o iPad a um projetor, tornando possível fazer apresentações sem ter de carregar um notebook por aí.
A nova versão do iWork não será gratuita. Estará disponível na App Store, exclusivamente para o iPad, por US$ 9,99 cada aplicativo (Pages, Keynote, Numbers).
Fonte:[Portal IG]
UPDATE:
Minutos depois de postar essa notícia, achei no youtube o video que mostra a apresentação do iPAD.
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